Natalya Abramova
Nascida a 26 de maio de 1950, em Berezniki, Rússia, inicia os seus estudos de dança em 1960, na Academia de Ballet da cidade.
De 1968 a 1975, é bailarina principal no Teatro Municipal de Berezniki e integra os bailados O Lago dos Cisnes, Cinderella, Coppélia, Gisele, Noite de Walpurgis , Faust e Chopiniana.
Simultaneamente, leciona dança clássica na Escola de dança do Centro Cultural de Berezniki.
Em 1975, ingressa na Universidade Estatal de Cultura da cidade de Perm, Faculdade de Coreografia, onde obtém, em 1979, o diploma de coreógrafa e professora de dança.
De 1979 a 2003, é professora de dança clássica e de dança de caráter no Conservatório Regional de Cultura de Ivanovo.
Em 1988, é diplomada como Mestre e é nomeada a melhor professora de cultura da U.R.S.S.
Em 1997, é novamente considerada a melhor trabalhadora da cultura da Federação Russa, obtendo o título de “Professora de Alta Categoria”
Os seus alunos trabalham em várias companhias de dança como bailarinos profissionais, coreógrafos e diretores artísticos.
Foi frequentemente convidada para fazer parte do júri de festivais e concursos de dança da Federação Russa e realizou, regularmente, masterclasses como professora de ballet, de dança de carácter, improvisação e composição em dança.
Em 2003, é convidada a integrar a Companhia de Dança do Algarve, onde passa a exercer, até hoje, as funções de coreógrafa e maître do repertório clássico da companhia, sendo, simultaneamente, professora de ballet e de dança de carácter na escola da Companhia de Dança do Algarve.
Em 2005, com apenas dois anos de aprendizagem da técnica clássica, duas das suas alunas obtiveram uma medalha de prata e uma de bronze no Concurso Internacional “Odysseé de la Danse”, em Lyon, França, e outra foi considerada a melhor bailarina clássica até aos 13 anos, na “Dance World Cup” que se realizou em Wroclaw, na Polónia.
Em 2006, na “Dance World Cup”, as suas alunas alcançaram o prémio de “Melhor Escola em Dança Clássica”, com três primeiros lugares (solistas, duetos e grupos), um segundo lugar (solistas) e um terceiro lugar (grupos).